Saiba mais sobre o RioCard Duo Salário

1. O QUE É O RIOCARD DUO SALÁRIO?

É um RioCard Duo em que o empregador deposita os valores referentes à verbas salariais e outras mais referentes ao contrato de trabalho do cliente, que é seu funcionário. Funciona como um Cartão Salário. 

2. ONDE PODEREI UTILIZAR MEU RIOCARD DUO SALÁRIO?

Você poderá utilizar seu cartão para pagar suas contas, recarregar seu celular, fazer compras no comércio e no transporte.

3. COMO POSSO UTILIZAR MEU CARTÃO RIOCARD DUO SALÁRIO NO TRANSPORTE?


O RioCard Duo Salário é aceito em todos os meios de transporte coletivo do Rio de Janeiro.

4. POSSO USAR MEUS CRÉDITOS DE TRANSPORTE PARA FAZER COMPRAS?

Não.

5. QUAL É A VANTAGEM DO RIOCARD DUO FRENTE A UMA CONTA-SALÁRIO?

Quem recebe seu salário através do RioCard Duo ​também conta com as seguintes vantagens que só o RioCard Duo oferece:

– ​2 funções no mesmo cartão (Compras e Transporte)
– Compras no comércio e pela internet
– ​Recebimento d​e depósitos de outros empregadores no mesmo cartão
– ​Linha de Crédito Especial consignado se autorizado pelo empregador (limite adicional no próprio cartão sujeito a encargos em caso de não pagamento)

6. QUEM É O EMISSOR DESTE CARTÃO?

 É a Caruana S/A Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento. É uma instituição financeira sólida, autorizada pelo Banco Central do Brasil. 

7. E COMO FUNCIONA?

 As funções Transporte e Compras (Salário) são independentes. A função transporte dá acesso ao transporte em mais de 40 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A função Compras (pré-pago) permite ao cliente fazer compras no comércio ou pela internet, pagar contas pelo Aplicativo e pelo Portal, fazer saques e até mesmo comprar créditos de transporte RioCard para carregar a função transporte. 

8. COM ESSE CARTÃO RECEBEREI MINHA REMUNERAÇÃO MENSAL E TODAS AS VERBAS TRABALHISTAS?

Sim. 

9. EU TENHO RESTRIÇÃO DE CRÉDITO, POSSO CONTAR COM A LINHA DE CRÉDITO ESPECIAL NO MEU CARTÃO TAMBÉM?

Essa funcionalidade é sujeita à análise e política de crédito da Caruana. 

1. COMO FAÇO PARA DESBLOQUEAR MEU CARTÃO?

Na retirada de seu cartão junto ao seu empregador você deverá entregar a cópia de seu RG, CPF, comprovante de residência e os termos de adesão e desbloqueio do cartão devidamente preenchidos e assinados. O cartão será desbloqueado para uso em até 5 dias úteis. Com o seu cartão você receberá um guia contendo todas as instruções para o 1º uso do seu cartão e a ativação dos canais digitais (Portal e App RioCard Duo), por onde você poderá fazer todas as movimentações financeiras de seu cartão. É prático e rápido. 

2. ONDE POSSO REALIZAR SAQUES COM MEU RIOCARD DUO SALÁRIO?

 De posse do cartão e da senha que o acompanha, os saques poderão ser feitos em toda rede do Banco24Horas e Rede Cirrus. 

3. A OPERAÇÃO DE SAQUE É TARIFADA?

 Se você for um cliente RioCard Duo Salário, você terá até 5 saques gratuitos por crédito de salário. Será tarifado a partir do 6º saque ou se, ao contratar uma Cesta de Serviços específica, ultrapassar a quantidades de saques nela estabelecida. Para consultar as tarifas, clique aqui.

4. EM QUE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS POSSO UTILIZAR MEU RIOCARD DUO SALÁRIO?

Seu cartão poderá ser utilizado para compras em toda rede credenciada MasterCard na internet e no comércio em geral. Lembre-se de optar pela “função cartão de crédito” nas maquininhas ou na internet. Pois apesar de possuir saldo pré-carregado, esta é a plataforma de transação financeira utilizada para o RioCard Duo.

5. ESSE CARTÃO POSSUI SENHA PARA USO?

Sim. Ela acompanha o cartão e está localizada na carta berço em que você recebeu seu cartão colado. Para transações pelo Portal e Aplicativo você deverá ativar seu RioCard Duo nestas plataformas e criar uma senha para uso nestes canais, diferente da senha de compras e saque. 

6. É NECESSÁRIO DIGITAR A SENHA?

 É obrigatório. Por questão de segurança, toda e qualquer transação feita com cartão, no Aplicativo, Portal ou Totem de Autoatendimento RioCard Duo (disponível em alguns locais) é solicitada a digitação da senha de segurança, eventualmente acompanhada de um token (código de segurança) enviado por SMS ao seu número de telefone celular cadastrado. 

7. É POSSÍVEL TROCAR A SENHA?

 Sim, você pode trocar sua senha pelo Aplicativo, Portal ou Totem de Autoatendimento RioCard Duo (disponível em alguns locais). 

8. PARA RECEBER ESSE CARTÃO, QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?

 Será necessário preencher e assinar os Termos de Adesão, de Desbloqueio e anexar cópia do RG, CPF e comprovante de residência.


1. QUANDO DISPONÍVEL, QUAL SERÁ O LIMITE DE CRÉDITO DO MEU CARTÃO E ONDE PODEREI CONSULTÁ-LO?

O limite do seu cartão será definido através da política de crédito vigente, podendo ser consultado através do Aplicativo, Portal e Totem de Autoatendimento RioCard Duo.

2. COMO É FEITO O PAGAMENTO DOS VALORES UTILIZADOS DO LIMITE DE CRÉDITO ESPECIAL CONSIGNADO DO MEU CARTÃO?

 Alguns dias antes do vencimento, será disponibilizada uma fatura com a descrição de todas as utilizações deste limite de crédito especial já acompanhada de um boleto para o pagamento dos valores devidos. O valor mínimo deste pagamento já será automaticamente descontado em folha salarial dos valores de seu salário a serem depositados no mês seguinte. Importante: apenas o pagamento mínimo da fatura será descontado automaticamente de seu salário, conforme autorizado. O restante do saldo deste limite de crédito especial utilizado deverá ser pago através do boleto que chegará no endereço cadastrado ou consultado no Portal RioCard Duo. O não pagamento da fatura em sua totalidade acarretará na incidência de encargos financeiros. 

3. QUAL A DATA DE PAGAMENTO DA FATURA DO LIMITE DE CRÉDITO ESPECIAL CONSIGNADO UTILIZADO?

Em geral, o vencimento será dará até o dia 10 de cada mês.

4. POSSO PAGAR SÓ O VALOR MÍNIMO DA MINHA FATURA DO LIMITE DE CRÉDITO ESPECIAL CONSIGNADO?

 O pagamento mínimo da fatura será automaticamente descontado no depósito de seu salário no Cartão RioCard Duo. O restante do saldo deste limite de crédito especial utilizado deverá ser pago através do boleto que chegará no endereço cadastrado ou consultado no Portal RioCard Duo. O não pagamento da fatura em sua totalidade acarretará na incidência de encargos financeiros. Em caso de desligamento da empresa onde o cliente trabalha, este pagamento será antecipado para desconto das verbas rescisórias. 

5. QUAL A TAXA DE JUROS APLICADA AO SALDO DEVEDOR CASO NÃO SEJA PAGO EM SUA TOTALIDADE?

A taxa de juros praticada será a vigente na data da utilização, disponível para consulta na fatura de pagamento do saldo devedor quando o saldo utilizado não for pago em sua totalidade no vencimento da fatura.

6. COMO FAÇO PARA QUITAR ANTECIPADAMENTE O SALDO DEVEDOR NO LIMITE DE CRÉDITO ESPECIAL CONSIGNADO?

 Após o fechamento da fatura, você poderá quitar todos os valores através do Aplicativo, Portal ou Totem de Autoatendimento RioCard Duo emitindo uma 2ª via da fatura. Vale dizer que, se necessário, você poderá efetuar vários pagamentos parciais de acordo com a sua disponibilidade financeira até a quitação integral do saldo devedor.

7. POSSO REALIZAR UM SAQUE UTILIZANDO O LIMITE DE CRÉDITO ESPECIAL CONSIGNADO DE MEU RIOCARD DUO? HÁ ALGUM PAGAMENTO DE JUROS SOBRE ESTE SAQUE?

 Caso você já tenha esgotado os recursos provenientes de seu salário, os saques poderão ser feitos no Banco24Horas e Cirrus. No caso de o saque ser realizado do saldo de seu limite de crédito, será cobrada a mesma taxa de juros aplicada sobre saldos devedores não quitados no vencimento sobre qualquer saque feito utilizando o limite especial de crédito consignado de seu RioCard Duo. 

8. EU POSSO APROVEITAR OS JUROS REDUZIDOS DO LIMITE DE CRÉDITO ESPECIAL PARA QUITAR OUTRAS DÍVIDAS JÁ EXISTENTES À JUROS MAIORES?

 Sim. Qualquer boleto ou fatura de pagamento poderá ser paga através do Aplicativo, Portal ou Totem de Autoatendimento RioCard. Você também poderá transferir o valor para sua agência bancária afim de quitar o saldo do cheque especial, em busca de melhores condições para a sua necessidade de recursos financeiros.

9. COM O CARTÃO RIOCARD DUO SALÁRIO, RECEBEREI ALGUMA FATURA EM CASA?

Depende. A fatura será enviada ao endereço cadastrado em seu cartão e se este for o de sua residência, você receberá a fatura em sua casa. Alguns dias antes do vencimento, será disponibilizada uma fatura com a descrição de todas as utilizações deste limite de crédito especial já acompanhada de um boleto para o pagamento dos valores devidos. O valor mínimo deste pagamento já será automaticamente descontado em folha salarial dos valores de seu salário a serem depositados no mês seguinte, ficando a quitação ou amortização do saldo restante a seu critério. 

10. SE NÃO UTILIZAR MEU CRÉDITO SERÁ COBRADA ALGUMA TAXA DE JUROS?

Não. Somente há cobrança de taxa de juros quando o saldo utilizado do limite de crédito especial consignado não for totalmente quitado no vencimento da fatura.

11. POSSO PAGAR CONTAS COM O CRÉDITO DE MEU CARTÃO?

 Caso você já tenha esgotado os recursos provenientes de seu salário, você poderá pagar a suas contas, que consumirão o saldo disponível para uso do limite de crédito especial consignado. 

12. AS COMPRAS COM MEU CARTÃO TERÃO ATÉ 30 DIAS PARA SEREM PAGAS SEM JUROS?

 Caso você já tenha esgotado os recursos provenientes de seu salário, suas compras utilizarão o saldo disponível para uso do limite de crédito especial consignado. Portanto, você pode contar com os dias restantes até o pagamento da fatura sem juros para pagar suas compras 

13. POSSO REALIZAR RECARGAS DE VALOR ADICIONAIS À FUNÇÃO COMPRAS DO RIOCARD DUO, DE OUTRAS FONTES QUE NÃO O MEU EMPREGADOR? COMO É REALIZADO?

Sim. Caso você deseje depositar um valor adicional ao seu salário na Função Compras basta utilizar qualquer canal de recarga desta função do RioCard Duo. Clique aqui para recarregar.

14. HÁ ALGUMA COBRANÇA DE TARIFAS PARA RECARREGAR MEU CARTÃO RIOCARD DUO?

 Para consultar as tarifas, clique aqui. Todos os valores serão somados ao seu saldo pré-carregado já existente e esse saldo não expira nunca, estando disponível para o seu uso quando precisar.

15. SE EU SAIR DA EMPRESA POSSO CONTINUAR A UTILIZAR MEU CARTÃO NAS DUAS FUNÇÕES?

Sim. Você poderá apenas utilizar seu cartão com o restante do seu saldo nas Funções Compras e Transporte, além de poder realizar recargas de valores em ambas as funções. Entretanto, o limite de crédito especial consignado será automaticamente desabilitado.

16. SE EU SAIR DA EMPRESA E TIVER DÍVIDA NO CRÉDITO DE MEU CARTÃO, EU PAGO COMO?

Sendo desligado de seu empregador, seu saldo de rescisão será creditado no seu RioCard Duo Salário e o limite de crédito será cancelado. O eventual saldo devedor deverá ser liquidado com o débito total de sua dívida.