9

Saiba mais sobre o RioCard Duo

 

1. O QUE É O RIOCARD DUO?


O RioCard Duo é um cartão de transporte que também possui a função de compras em saldo pré-carregado. Ele pode ser adquirido na versão RioCard Duo ou na versão RioCard Duo Salário. A forma de usar, os canais de atendimento e utilização dos serviços são os mesmos para as duas versões do cartão. Porém, no caso do RioCard Duo, o próprio titular do cartão insere os créditos e controla o uso e saldo. Já a versão Salário é utilizada pelo empregador como instrumento de depósito do salário mensal de seus colaboradores e possui características e condições específicas para isso. 

2. O QUE SÃO AS INFORMAÇÕES GRAVADAS NA FRENTE E NO VERSO DO CARTÃO?

 


FRENTE:

• Número de 16 dígitos da Função Compras
• Validade do Cartão
• Nome do portador (Apenas em cartões personalizados no momento da solicitação na loja, no portal e/ou no Aplicativo RioCard Duo).
• Bandeira

VERSO:

• Número RioCard
• Chip RioCard
• CVV (Código de segurança)

3. QUANTO CUSTA ADQUIRIR UM RIOCARD DUO?


A emissão do cartão é gratuita. Há uma taxa de adesão à Função Compras do RioCard Duo (exceto na função salário) no valor de R$ 14,90. Este valor não é convertido em créditos. O emissor poderá, a seu exclusivo critério e sem comunicação prévia, modificar esta regra por tempo indeterminado.

4. ONDE POSSO ADQUIRIR UM RIOCARD DUO?


O Cartão RioCard Duo pode ser adquirido neste site (clicando aqui) ou nas lojas credenciadas RioCard Duo (veja aqui onde encontrar), pelo aplicativo RioCard Duo disponível nas lojas App Store (iOS) e Play Store (Android). Os cartões comprados online (site ou aplicativo) serão entregues no endereço informado no ato da compra, em até 15 dias úteis, após a confirmação do pagamento da tarifa de aquisição.

A função transporte já vem habilitada, bastando ser pré-carregada para o uso, porém é importante cadastrar o número RioCard de seu RioCard Duo no site www.cartaoriocard.com.br/paravoce e associar ao seu CPF para que seus créditos de transporte possam ser recuperados em caso de perda, roubo ou avaria:

A função compras deverá ser desbloqueada através do link “Ativar Cartão” (clicando aqui), pelo aplicativo RioCard Duo ou através da Central de Relacionamento 0300 771 1000. Os cartões comprados na Loja RioCard já vêm ativados e prontos para uso, tanto na função transporte quanto na função compras.

5. RECEBI MEU RIOCARD DUO, JÁ POSSO UTILIZÁ-LO?


A função transporte já vem habilitada, bastando ser pré-carregada para o uso, porém é importante cadastrar o número RioCard de seu RioCard Duo no site www.cartaoriocard.com.br/paravoce e associar ao seu CPF para que seus créditos de transporte possam ser recuperados em caso de perda, roubo ou avaria.

A função compras deverá ser desbloqueada através do link ““Ativar Cartão” (clicando aqui), aplicativo RioCard Duo ou através da Central de Relacionamento 0300 771 1000. Os cartões comprados na Loja RioCard já vêm ativados e prontos para uso, tanto na função transporte quanto na função compras.

6. ONDE PODEREI UTILIZAR MEU RIOCARD DUO?

A função Transporte do RioCard Duo é aceita em todos os meios de transporte coletivo do Estado do Rio de Janeiro que possuírem um validador RioCard – ônibus municipais (incluindo todos os 40 municípios do sistema RioCard) e intermunicipais, BRT, metrô, trens da SuperVia, barcas, VLT e vans legalizadas. ​A função Compras do RioCard Duo pode ser usada em qualquer estabelecimento​,​ site​s​ ​e serviços ​que aceite​m pagamento via cartão de crédito da bandeira do seu cartão​ RioCard Duo​.​ Agora você também poderá contratar os serviços do Netflix para assistir seus filmes e séries favoritos, o Spotify para ouvir aquela trilha sonora perfeita, comprar jogos e APPs nas lojas de aplicativos de seu smartphone, comprar passagens aéreas e cuidar de sua saúde cadastrando o seu RioCard Duo como meio de pagamento de sua academia de ginástica e musculação. E ainda vai ganhar vantagens em programas de benefícios da bandeira de seu cartão por tudo isso!

7. COMO CANCELAR O MEU RIOCARD DUO?


Antes do cancelamento é necessário que você tenha cadastrado o número RioCard de seu RioCard Duo no site www.cartaoriocard.com.br/paravoce e associado ao seu CPF. É de responsabilidade do titular do cartão realizar este cadastro. Esta é a única maneira de garantir que os seus créditos de transporte carregados em seu RioCard Duo possam ser disponibilizados para uso em outro cartão RioCard do mesmo usuário. O cadastro do número RioCard também é necessária para casos de perda, roubo, furto ou avaria.

O cancelamento do Riocard Duo só poderá ser efetuado pelo títular do mesmo através da Central Riocard Duo (0300 771 1000) ou pessoalmente nas Lojas credenciadas RioCard Duo (clique aqui e veja onde encontrar) para emissão da 2° via.

O saldo remanescente na função Compras ficará sob responsabilidade da Caruana S.A. SCFI até que o cliente solicite a emissão de um novo cartão RioCard Duo, para o qual será transferido este saldo.

IMPORTANTE: Ao cancelar o seu RioCard Duo, a função Transporte correspondente também será automaticamente cancelada. O saldo, se existente, será disponibilizado em até 4 dias para utilização do usuário do cartão no site www.cartaoriocard.com.br/paravoce.

8. QUAL O PROCEDIMENTO EM CASO DE PERDA DO RIOCARD DUO?


Em caso de perda, quebra ou avaria por uso incorreto, o cartão poderá ser cancelado na loja RioCard credenciada ou no portal www.riocardduo.com e será emitida uma 2ª via. O cancelamento da função compras gera o cancelamento automático da função transporte. Em casos de perda ou avaria, será cobrada uma taxa de emissão do novo cartão. Em casos de roubo ou furto, com apresentação do registro de ocorrência, ou de defeito no cartão, essa taxa não será cobrada.

Em casos de roubo ou furto, o RioCard Duo deverá ser cancelado pelo titular do cartão através de uma Loja Credenciada RioCard Duo para emissão instantânea ou pela Central de Atendimento RioCard Duo (0300 771 1000) e será emitida uma 2ª via automaticamente, sujeita à tarifa em vigor no momento da emissão. Não será cobrada tarifa mediante a apresentação do respectivo registro de ocorrência nos órgãos oficiais de segurança pública.

Lembre-se que em qualquer cancelamento de RioCard Duo a função Transporte correspondente também será automaticamente cancelada sendo o saldo, se existente, disponibilizado em até 4 dias para utilização do usuário do cartão como bolsa de crédito na conta do usuário no site www.cartaoriocard.com.br/paravoce. Não será possível recuperar os créditos da função transporte caso o cartão não tenha sido previamente associado a um usuário. É de responsabilidade do titular do cartão realizar esta associação.

9. MINHA 2ª VIA DE CARTÃO VAI PARA EMPRESA OU PARA MINHA CASA?

Sua 2ª via do cartão solicitado através da Central RioCard Duo chegará no endereço informado na solicitação, ou no termo da adesão do cartão (RioCard Duo Salário), no prazo de 7 a 15 dias úteis.

10. MEU RIOCARD DUO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE. O QUE DEVO FAZER?


Dirija-se a uma Loja Credenciada RioCard Duo (veja aqui onde encontrar) onde será feita uma avaliação técnica do cartão. Se for identificado um defeito no produto após a análise técnica, o cliente será autorizado a solicitar uma 2ª via sem pagamento da tarifa correspondente.

Se o mau funcionamento for resultado de quebras, rachaduras ou outras formas de má utilização, o titular do cartão poderá contatar diretamente a Central de Atendimento RioCard Duo (0300 771 1000) para cancelamento e emissão de 2ª via.

11. APENAS UMA DAS FUNÇÕES DO MEU RIOCARD DUO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO. PRECISO CANCELAR O CARTÃO?


Dirija-se a uma Loja Credenciada RioCard Duo (veja aqui onde encontrar) para que seja feita uma avaliação técnica do cartão. Caso seja identificado defeito, não derivado de mau uso, o cliente será autorizado a solicitar uma 2ª via sem pagamento da tarifa correspondente.

Se o mau funcionamento for resultado de quebras, rachaduras ou outras formas de má utilização, o titular do cartão poderá contatar diretamente a Central de Atendimento RioCard Duo (0300 771 1000) para cancelamento e emissão de 2ª via.

12. QUAIS OS CANAIS DE ATENDIMENTO QUE O CARTÃO RIOCARD DUO OFERECE?

Pelo Aplicativo e Portal via Chat, no Totem de Autoatendimento RioCard Duo (disponível em alguns locais) e Central de Atendimento RioCard Duo (0300-771-1000).

Para as empresas, existe um canal exclusivo para as demandas institucionais. Há também a Ouvidoria com acesso pelo telefone 0800 772 7210, para o caso de suas dúvidas ou solicitações não terem sido solucionadas nos atendimentos pelos canais anteriores.

1. EXISTE VALOR MÍNIMO PARA A RECARGA NA FUNÇÃO TRANSPORTE?


Dependerá do canal de recarga utilizado. Para maiores informações, consulte o site: www.cartaoriocard.com.br/paravoce

2. COMO UTILIZAR MEU CARTÃO RIOCARD DUO NO TRANSPORTE?


O RioCard Duo pode ser utilizado em todos os meios de transporte coletivo do Estado do Rio de Janeiro que possuírem um validador RioCard – ônibus municipais (incluindo todos os 40 municípios que utilizam RioCard) e intermunicipais, BRT, metrô, trens da SuperVia, barcas, VLT e vans legalizadas – independentemente do valor da tarifa, inclusive para o pagamento de diversas passagens no mesmo veículo e/ou catraca de acesso (exceto no VLT, onde cada usuário precisa ter seu próprio cartão). A cada utilização da função transporte, o valor correspondente à tarifa dos meios de transporte utilizado será debitado e o saldo restante será exibido no visor do validador de acesso. Dependendo do canal de recarga escolhido, a validação da recarga de transporte no cartão pode levar até 48 horas. Fique atento! Recarregue seu cartão antes do saldo ficar abaixo de uma tarifa modal.

3. ONDE E COMO RECARREGO A FUNÇÃO TRANSPORTE DO MEU RIOCARD DUO?


A função Transporte do RioCard Duo poderá ser recarregada nos seguintes canais:

• Site Recarga Fácil (recargafacil.riocard.com). É possível recarregar o cartão em apenas quatro passos e ainda utilizar o saldo da função compras do seu RioCard Duo para pagar os créditos de transporte;

• Site RioCard: www.cartaoriocard.com.br/paravoce

• Lojas RioCard, máquinas de recarga e pontos credenciados RioCard. Veja os pontos de recarga disponíveis em: www.cartaoriocard.com.br/rcc/institucional/onderecarregar

Obs: As máquinas de recarga trabalham apenas com dinheiro em espécie e/ou cartões de débito. O saldo da função compras não pode ser usado para compra de créditos de transporte nestas máquinas.

4. COMO POSSO SABER O SALDO DA FUNÇÃO TRANSPORTE DO MEU RIOCARD DUO?

Você pode saber o saldo da função transporte do seu cartão RioCard Duo, nos validadores dos meios de transporte, no ato do pagamento da passagem, nos terminais de autoatendimento e/ou através do site Meu Extrato (www.cartaoriocard.com.br/meuextrato), somente cartões cadastrados no site www.cartaoriocard.com.br/paravoce, e associados aos CPF, poderão acessar o saldo da função transporte através do site Meu Extrato. É de responsabilidade do titular do cartão realizar este cadastro.

5. POSSO RECUPERAR MEUS CRÉDITOS DE PASSAGENS DE TRANSPORTE CARREGADOS NO RIOCARD DUO?

Sim. Mas antes de solicitar o reembolso destes créditos, é necessário que você tenha cadastrado o número RioCard de seu RioCard Duo no site www.cartaoriocard.com.br/paravoce e associado ao seu CPF. É de responsabilidade do titular do cartão realizar este cadastro. Apenas com este cadastro será possível resgatar seus créditos de transporte possam em caso de perda, roubo ou avaria.

6. AO CANCELAR O MEU RIOCARD DUO EU PODEREI TRANSFERIR OS CRÉDITOS DE TRANSPORTE PARA OUTRO CARTÃO RIOCARD, MESMO QUE NÃO SEJA UM RIOCARD DUO?

Sim.  Ao cancelar o seu RioCard Duo a função transporte correspondente também será automaticamente cancelada sendo o saldo de transporte, se existente, disponibilizado em até 4 dias para utilização em novo cartão. A transferência para o novo cartão deverá ser feita através do site www.cartaoriocard.com.br/paravoce.

Para a recuperação dos créditos de transporte, é necessário que você tenha cadastrado o número RioCard de seu RioCard Duo no site www.cartaoriocard.com.br/paravoce e associar ao seu CPF. Apenas com este cadastro será possível resgatar seus créditos de transporte em caso de perda, roubo ou avaria. É de responsabilidade do titular do cartão realizar este cadastro.

7. O CARTÃO RIOCARD DUO PODE TER A FUNÇÃO TRANSPORTE BLOQUEADA?

Por medida de segurança, o cartão cuja função transporte permanecer por mais de 120 dias sem uso terá essa função bloqueada. O usuário deverá procurar uma loja RioCard (venda e multisserviços) ou um terminal de autoatendimento para consulta de saldo e desbloqueio do cartão.

8. POSSO MIGRAR O CADASTRO E O SALDO DE TRANSPORTE EXISTENTE EM MEU CARTÃO RIOCARD ATUAL (EXPRESSO, BILHETE ÚNICO INTERMUNICIPAL, BILHETE ÚNICO CARIOCA, BILHETE ÚNICO NITERÓI) PARA UM RIOCARD DUO?

Sim. Adquira seu RioCard Duo pela internet, aplicativo ou loja RioCard credenciada e, com o cartão em mãos, dirija-se a uma Loja Credenciada RioCard Duo (veja aqui onde encontrar) para realizar a migração do saldo e demais informações cadastrais de seu RioCard da categoria Expresso para o RioCard Duo. O processo de migração precisa ser feito pelo titular do cartão e o RioCard atual deverá estar associado ao CPF do titular, sendo ele o próprio comprador no site da RioCard. Não é possível migrar saldo de cartões não cadastrados.

IMPORTANTE! Cartões da categoria Vale-Transporte não podem ter seu saldo transferido para o RioCard Duo.

9. POSSUO UM RIOCARD VALE-TRANSPORTE. POSSO COMPRAR UM RIOCARD DUO E MIGRAR MEU SALDO DE TRANSPORTE PARA ELE?

Não. O cartão RioCard Duo não oferece ainda a modalidade Vale-Transporte.

1. DEVO ESCOLHER A OPÇÃO “CRÉDITO” OU “DÉBITO” AO FAZER COMPRAS COM O RIOCARD DUO?

Em qualquer situação, você deverá sempre optar pela opção “CRÉDITO”. Apesar de possuir saldo pré-carregado, esta é a plataforma de transação financeira utilizada para o RioCard Duo.

2. POSSO USAR MEUS CRÉDITOS DE TRANSPORTE PARA FAZER COMPRAS?

Não. O cartão possui duas funcionalidades distintas. Não há possibilidade de transferência de saldo da função transporte para a função compras e vice-versa.

Porém, você pode usar a função compras do seu cartão RioCard Duo como forma de pagamento dos créditos de transporte, ou seja, você pode comprar créditos de transporte através do Recarga Fácil (recargafacil.riocard.com), site RioCard (www.cartaroriocard.com.br/paravoce) através de boleto bancário ou em estabelecimentos comerciais credenciados.

Não é possível fazer compras com o saldo de créditos de transporte.

3. ONDE POSSO RECARREGAR A FUNÇÃO COMPRAS DO MEU CARTÃO RIOCARD DUO?

A função Compras do RioCard Duo poderá ser recarregada nos seguintes canais:

4. EXISTE VALOR MINIMO PARA RECARGA DA FUNÇÃO COMPRAS?

A carga mínima da função compras através deste site e do Aplicativo RioCard Duo é de R$50,00 (cinquenta reais). Na Loja Credenciada RioCard Duo (veja aqui onde encontrar) não há valor mínimo.

5. COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE BENEFÍCIOS MASTERCARD SURPREENDA E QUAIS SÃO AS VANTAGENS OFERECIDAS?

Para participar do programa MasterCard Surpreenda você deve se cadastrar no site do programa e registrar os dados do cartão RioCard Duo no seu perfil cadastrado. A partir daí as compras efetuadas com o seu cartão geram pontos que, acumulados, podem ser trocados por benefícios diversos como lanches, eletrodomésticos e até viagens.

Para efetuar o seu cadastro e obter maiores informações acesse o site: https://surpreenda.naotempreco.com.br.

6. A FUNÇÃO COMPRAS DO MEU RIOCARD DUO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE. O QUE DEVO FAZER?

Dirija-se a uma Loja Credenciada RioCard Duo (veja aqui onde encontrar) para que seja feita uma avaliação técnica do cartão. Caso seja identificado defeito, não derivado de mau uso, o cliente será autorizado a solicitar uma 2ª via sem pagamento da tarifa correspondente.

Se o mau funcionamento for resultado de quebras, rachaduras ou outras formas de má utilização, o titular do cartão poderá contatar diretamente a Central de Atendimento RioCard Duo (0300 771 1000) para cancelamento e emissão de 2ª via.

7. POSSO RECARREGAR MEU CELULAR COM O CARTÃO RIOCARD DUO? COMO FAÇO? HÁ ALGUMA COBRANÇA?


Sim. Através do Aplicativo, Portal ou Totem de Autoatendimento RioCard Duo (disponível em alguns locais) você poderá recarregar seu celular dentro dos valores previstos pelas operadoras. Este serviço é isento de cobrança.

8. POSSO RECARREGAR CELULARES DE OUTRAS PESSOAS??


Sim. Não há nenhuma restrição. Basta digitar o número que você desejar.

9. POSSO REALIZAR TRANSFERÊNCIAS PARA OUTRO CARTÃO RIOCARD DUO?


Sim. Através do Aplicativo, Portal ou Totem de Autoatendimento RioCard Duo (disponível em alguns locais).

10. POSSO PAGAR CONTAS COM MEU CARTÃO RIOCARD DUO? COMO FAÇO? HÁ ALGUMA COBRANÇA?

Sim. Através do Aplicativo, Portal ou Totem de Autoatendimento RioCard Duo (disponível em alguns locais). Você pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e qualquer boleto bancário, sem limite de quantidade ou valor, de acordo, é claro, com o seu saldo disponível. Consulte a tabela de tarifas deste site para saber o valor.

11. COMO FAÇO PARA TIRAR EXTRATOS DE MEU CARTÃO RIOCARD DUO?

 Você poderá consultar os extratos de utilização do seu RioCard Duo através do Aplicativo, Portal ou Totem de Autoatendimento RioCard Duo (disponível em alguns locais).

12. COMO FAÇO PARA UTILIZAR O APLICATIVO RIOCARD DUO? O QUE POSSO FAZER?

O App RioCard Duo é totalmente gratuito e está disponível nas lojas Google Play e App Store. Basta digitar RioCard Duo na busca de sua loja favorita, da mesma forma que baixou outro aplicativo, com o WhatsApp, por exemplo. Então cadastre-se e usufrua as facilidades de poder fazer suas transações com seu cartão na palma de sua mão, como o pagamento de contas, recarga de celular, emissão de TED/DOC, consulta de saldo, extratos e muito mais. Tudo fácil e seguro e sem filas!

13. DE ONDE É ESSE “BANCO”? TEM AGÊNCIA AQUI?

A Caruana é uma financeira sólida, localizada em São Paulo, com foco no setor de transportes de passageiros. O serviço é 100% digital e você não precisa de agência para fazer nada. Você contará com diversos canais de atendimento para auxiliar e tirar suas dúvidas, se existirem. No Rio de Janeiro existe uma loja RioCard preparada para prestar um atendimento específico sobre o produto. Clique aqui para contato.

14. É COBRADA ALGUMA TARIFA PELO USO DO RIOCARD DUO?


Clique aqui para consultar as tarifas que incidem na utilização do cartão RioCard Duo.

15. ALGUMA MENSALIDADE É COBRADA PARA UTILIZAÇÃO DO RIOCAR DUO?

Não. Há no entanto, para a sua comodidade, há uma série de serviços tarifados. Para mais informações sobre tarifas clique aqui.

16. QUANTO CUSTA REALIZAR UM SAQUE?

Para mais informações sobre tarifas clique aqui.

17. PAGO ALGUMA TARIFA PARA RECARREGAR A FUNÇÃO COMPRAS?

Para mais informações sobre tarifas clique aqui.

18. PAGO ALGUMA TARIFA PARA VER O SALDO?

Para mais informações sobre tarifas clique aqui.

19. QUAL O CUSTO DE UMA SEGUNDA VIA DO CARTÃO?

Para mais informações sobre tarifas clique aqui.

20. QUAL A TARIFA PARA REALIZAR TRANSFERÊNCIAS?

Para mais informações sobre tarifas clique aqui.

21. QUAL A TARIFA PARA REALIZAR PAGAMENTOS?

Para mais informações sobre tarifas clique aqui.

22. COMO FAÇO PARA SABER QUAL É A MINHA CESTA DE SERVIÇOS E OS SERVIÇOS INCLUSOS NELA?

Seu pacote de serviços, assim como sua cesta de tarifas estarão disponíveis para consulta no Aplicativo, Portal e Totem de Autoatendimento RioCard Duo.

23. SE EU UTILIZAR SERVIÇOS ACIMA DOS CONTRATADOS EM MINHA CESTA DE SERVIÇOS, SERÁ COBRADO ALGUMA TARIFA?

Sim. Toda operação excedente que exceder seu pacote de serviços contratado será cobrada de forma avulsa individual. Para consultar as tarifas, clique aqui.